5 dicas para economizar combustível

Recomendações que ajudam a gastar menos na hora de abastecer.

Um dos principais desafios dos motoristas que rodam muito todos os dias é economizar combustível. Não existe mágica para isso, mas alguns maus hábitos e a falta de cuidado podem levar o carro a gastar mais gasolina ou etanol. Veja cinco dicas úteis que ajudam a poupar dinheiro na hora de abastecer seu automóvel independente do motor do veículo.

  1. Confira a calibragem dos pneus

O consumo de combustível também está relacionado com a calibragem errada dos pneus. Fique atento se eles estão com a pressão recomendada pelo fabricante. Se você roda com frequência em estradas mal conservadas, cheque a calibragem dos pneus (inclusive o estepe) no mínimo a cada 15 dias. Pneus com pressão 10% abaixo do recomendado aumentam o consumo de 6% a 10%, dependendo das características do veículo.

  1. Mantenha o filtro de ar limpo

O ar-condicionado eleva o consumo de combustível. Verifique se o filtro de ar está sujo ou se precisa ser trocado. A falta de manutenção do item pode reduzir o fluxo de ar, gerando uma compensação que injetará até 8% a mais de combustível. Siga a quilometragem indicada pelo fabricante para a substituição do filtro de ar.

  1. De olho nos postos

A adulteração de combustível é capaz de causar graves danos no motor e aumentar o gasto com combustível. E o motorista geralmente só percebe o problema ao checar a média de consumo no computador de bordo ou quando for abastecer novamente. Dessa forma, leve seu carro apenas em postos de serviço de confiança. Nem sempre o menor preço vale a pena. O barato sai caro.

  1. Verifique a bobina de ignição

A bobina gera a corrente para as velas que, por sua vez, produzem a faísca para iniciar a queima de combustível. Quando está com defeito, esse componente provoca perda de potência e consumo exagerado. Ele aumenta porque não há tensão suficiente na queima de combustível – e, para compensar isso, mais combustível será injetado.

  1. Cuide de seus hábitos de dirigir

“O motorista” é peça-chave para gastar menos combustível. Troque as marchas em rotações mais baixas, sem forçar o motor desnecessariamente. Lembre-se: a prática de andar em ponto morto NÃO economiza. Ao contrário: ande sempre com o carro engrenado, mesmo em descidas, para melhorar o consumo.

Fonte: CorumbaMotors / Autoline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *