O Volkswagen “PROJETO BY” era um rival pro Fiat Uno, mas nunca saiu da fábrica e foi abandonado.

Nos anos 80, a VW chegou a projetar um subcompacto baseado no Gol BX. Ainda hoje há um protótipo remanescente daquela (boa) ideia.

Conhecido internamente pelo código BY, esse subcompacto foi uma tentativa da Volkswagen em criar um carro para concorrer com o Fiat Uno. Ou seja, menor que o Gol. Toda a dianteira, até a metade do hatch, era idêntica à do modelo já em produção.

Adotava soluções de engenharia mais modernas que às usadas no Gol, como a suspensão traseira que compartilhava elementos com o sedã Fox exportado para os EUA – os pontos superiores de ancoragem na carroceria eram diferentes (mais recuados) para não invadir o bagageiro.

Também tinha banco traseiro corrediço, solução que só viria a ser adotada no Fox, em 2003.

Banco corrediço traseiro era prático, mas caro pra época.

 

O carro das fotos é o único protótipo que sobreviveu ao tempo, permanecendo guardado desde 1987 nos galpões da fábrica da marca à beira da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo.

Esse projeto foi cancelado, ou “engavetado”, por conta do custo. A parte mecânica da família BX mostrava-se muito cara – era o motor AP 1600, o mesmo de Gol, Voyage, Saveiro e Parati.

O rival mineiro rodava com motorização 1.0, mais simples e mais barata.

As soluções técnicas propostas pela Engenharia para compensar o pouco espaço mostraram-se caras demais à época. Também não havia como aproveitar o novo projeto por conta do surgimento da Autolatina (a parceria entre a VW e a Ford).

O motor AP 1600 era um velho conhecido na família gol, porém era muito caro para o Projeto By.

Por fim, o motivo mais óbvio: a configuração do motor AP, com montagem longitudinal, requeria um cofre maior, o que tornava a traseira exageradamente desproporcional. Seria necessário adotar um propulsor transversal, como ocorria com o Uno. E, nos anos 70, com o Fiat 147.

Sem perspectivas de encontrar soluções técnicas que atendessem ao custo previsto pelo projeto, a VW optou por abandonar o BY, relegando o modelo à história da indústria automotiva brasileira.

Atualmente, o carrinho está em exposição na Garagem VW, uma ala dedicada aos modelos produzidos na fábrica da Anchieta. Fica estacionado junto a outros clássicos memoráveis, impecavelmente restaurados, ou ainda zero km, retirados da linha de montagem quando eram produzidos.

Fonte: revistaautoesporte.globo.com

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