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Nova Honda CB 300F Twister 2023: preços, fotos e detalhes

A Honda do Brasil lançou oficialmente a nova CB 300F Twister 2023 – com motor e suspensões aperfeiçoados assim como o aspecto estético, aproximando-a da Honda CB 500F; detalhes como o banco bipartido, painel LCD Blackout e iluminação full-LED são um genuíno upgrade em relação ao modelo que substitui.

O modelo chega em 2 versões: CB 300F Twister CBS: Cinza metálico e Vermelha – R$ 18.900,00CB 300F Twister ABS – Dourada e Vermelha – R$ 19.800,00.

A Honda CB 300F Twister teve como diretriz de projeto dar aos seus usuários a sensação real de estar pilotando um modelo de cilindrada superior. No entanto, seu DNA preserva as qualidades da geração precedente, entre elas a robustez, economia e grande versatilidade.

Mudanças aprofundadas nas suspensões encontraram no chassi tubular tipo Diamond a estrutura para oferecer um comportamento dinâmico de excelência.

A frenagem se vale de discos na dianteira e traseira, sendo que a CB 300F Twister será vendida em duas opções nas quais o diferencial é justamente o sistema de freios: CBS – Combined Brake System, ou a versão ABS, com sistema eletrônico antitravamento.

No motor, a elevação da potência e torque permite respostas ao acelerador mais consistentes, melhorando a aceleração, retomada de velocidade. O câmbio de seis marchas conta com embreagem assistida e deslizante, ‘upgrade’ complementado pelo novo pneu traseiro, agora mais largo, mudança que atende a elevação da potência.

A iluminação da CB 300F Twister é full-LED e o painel, tipo Blackout, traz informações e tem como novidade uma porta USB do tipo C para a recarga de smartphones.

Por último, necessário destacar que o novo assento bipartido, o formato do novo tanque e o posicionamento de guidão e pedaleiras proporciona uma excelente ergonomia, sem que tenham sido afetados aspectos práticos como a distância do assento em relação ao solo e o peso a seco, apenas 2 kg superior ao do modelo precedente.

Design

O estilo da Honda CB 300F Twister foi desenvolvido pelo departamento de design da Honda Brasil e adota elementos como as carenagens plásticas que recobrem o tanque – de linhas angulosas, fazendo par com as formas do grupo ótico dianteiro, ponteira de escape e do banco bipartido, cuja porção final elevada enfatiza a esportividade do modelo.

Sobre a carenagem que recobre o tanque, agora com capacidade de 14 litros, trata-se de recurso que, além de facilitar a obtenção de formas mais elaboradas, tem uma fundamentação de ordem prática: composta de três elementos – esquerdo, superior e direito – em caso de dano a carenagem não só protege o reservatório de combustível metálico como permite economia, tanto por conta da reparação facilitada como pela possibilidade de troca individual dos elementos.

A tecnologia empregada na carenagem de tanque permitiu aproximar o estilo da Honda CB 300F Twister ao da CB 500F.

Desta maneira, a nova Twister se posiciona em um patamar estético superior, com aparência de modelo de maior cilindrada.

Contribuem neste aspecto outras escolhas estilísticas, como a da ponteira de escape curta e elevada, a carenagem inferior do motor e rodas de novo desenho –, mas também escolhas técnicas como o pneu traseiro mais largo, agora um 150/60R-17 (antes 140/70R-17) e a suspensão dianteira mais robusta, com tubos de Ø 41 mm (antes Ø 37 mmØ).

O novo painel tem formato retangular, tela LCD Blackout traz contagiro e indicador de marchas, relógio, velocímetro, dois hodômetros parciais, hodômetro totalizador e oferece informações como autonomia restante, consumo médio e instantâneo, nível de carga da bateria, além das tradicionais luzes-alerta.

O motor da CB 300F Twister deriva diretamente do que equipava sua antecessora. O ganho de capacidade cúbica – que passou de 249,5 cm3 para 293,5 cm3 – foi obtido mediante o aumento do diâmetro do cilindro, que passou de 71 para 77 mm, sendo mantido o curso de 63 mm.

A potência máxima passou dos 22,6 cv (22,4 com gasolina) a 7.500 rpm para 24,7 cv (24,5 com gasolina) à mesma rotação.

O torque máximo subiu de 2,28 kgm.f (2,24 com gasolina) a 5.500 rpm a 2,60 kgm.f (2,61 com gasolina) à mesma rotação.

A potência máxima cresceu 9,3% enquanto o torque máximo nada menos que 15,5%, uma característica extremamente desejável considerando o tipo de uso ao qual a CB 300F Twister se destina, majoritariamente feito de percursos urbanos entremeados a vias expressas.

Quanto ao sistema de transmissão, o câmbio de seis marchas agora está acoplado a uma embreagem deslizante e assistida.

Tal tipo de embreagem, antes exclusivo de motos de alta performance, impede que a roda traseira perca aderência em reduções de marcha mais fortes. Já a assistência faz com que a alavanca de embreagem seja leve, fácil de acionar, o que em uma moto com forte perfil urbano é uma qualidade muito desejável.

A Honda CB 300F Twister CBS e Honda CB 300F Twister ABS chegam às concessionárias de todo o Brasil à partir de janeiro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.

Fonte: www.car.blog.br

 
 
 
 
 
 
 

Obs.: Na troca considerar outro valor

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