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Carros populares por R$ 50 mil – Maio 2023

O termo automóvel popular soa até ofensivo quando um subcompacto 0 km custa quase R$ 70 mil e qualquer hatch de entrada novo com o mínimo de equipamentos não sai por menos de R$ 80 mil. A saída está no mercado de seminovos e usados, onde pode-se encontrar carros populares de verdade sem precisar torrar as economias.

Hyundai HB20 

  • Ano: 2016
  • Versão: Comfort 
  • Motor: 1.0 12V de 80/75 cv e 10,2/9,4 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Atenção: motor de arranque, parte elétrica e trepidação nos freios

O hatch compacto, ainda da leva de início de vida no Brasil, tem design bacana e bom acabamento. Além de um motor tricilíndrico que tem tanta disposição que pode enganar os mais distraídos, com arrancadas que nem parecem as de um conjunto 1.0.

O espaço interno do Hyundai HB20 é mais do mesmo para o segmento de compactos. O acerto da suspensão também é meio molenga, e em algumas ocasiões lembra os dos primeiros Fiat Palio. 

Itens de série: airbag duplo, freios com ABS, Isofix, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricos, som com USB e Bluetooth, encosto traseiro rebatível, ajuste de altura do banco do motorista e limpador e lavador do vidro traseiro.

Chevrolet Prisma

  • Ano: 2015
  • Versão: LTZ
  • Motor: 1.4 8V de 106/98 cv e 13,9/12,9 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Atenção: discos e pastilhas de freio, falhas no revestimento dos bancos e infiltração nos faróis

Opção de câmbio automático entre os carros populares até R$ 50 mil, o Prisma ainda acena com um belo porta-malas de 500 litros. O antecessor do Chevrolet Onix Plus também confere boa posição de dirigir, ergonomia satisfatória e desempenho competente com o velho 1.4 Família I da GM.

Esse mesmo motor, contudo, tem rodar áspero e o isolamento acústico do sedã não ajuda. Sem falar que está longe de ser o ás da eficiência no consumo. Baseado no primeiro Onix, o Prisma também tem espaço limitado e acabamento simples.

Itens de série: airbag duplo, freios com ABS, sensor de ré, ar-condicionado, trio elétrico, som com USB e Bluetooth, controle de cruzeiro, encosto traseiro rebatível e bipartido, ajuste de altura do banco do motorista e do volante multifuncional, desembaçador do vidro traseiro e rodas de liga leve aro 15”.

Honda Fit

  • Ano: 2014
  • Versão: EX
  • Motor: 1.5 16V de 116/115 cv e 14,8 kgfm
  • Câmbio: automático de cinco marchas
  • Atenção: válvulas com folgas, estado dos amortecedores e buchas e ruídos internos

Aqui, uma opção bem mais espaçosa entre os carros populares até R$ 50 mil. O Fit é um monovolume compacto com ótimo aproveitamento da cabine em relação aos rivais da categoria, capaz de acomodar até cinco ocupantes de estatura mediana sem dramas. 

Esta última leva da segunda geração do Fit também carrega a reputação mecânica da Honda, com fama de carro que dá muito pouco problema. O motor 1.5 também entrega desempenho suficiente para a cidade, economia de combustível e o conforto da caixa automática.

Porém, esse foi um dos carros vítimas do recall dos airbags mortais da Takata – veja se o chamado foi atendido. O acabamento é apenas regular e a suspensão dura cobra a conta no conforto, especialmente em ruas maltratadas.

Itens de série: airbag duplo, freios com ABS, sensor de ré, ar-condicionado, trio elétrico, som com USB e Bluetooth, controle de cruzeiro, encosto traseiro rebatível e bipartido, ajuste de altura do banco do motorista e do volante multifuncional, desembaçador do vidro traseiro e rodas de liga leve aro 15”.

Nissan Versa

  • Ano: 2017
  • Versão: SL
  • Motor: 1.6 16V de 111 cv e 15,1 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Atenção: folgas na direção, trepidação excessiva na embreagem e sistema de injeção

Para quem quer um sedã espaçoso, até para trabalhar, o Versa de primeira geração é uma boa dica entre os carros populares por R$ 50 mil. O modelo tem uma cabine generosa, graças especialmente aos 2,60 m de entre-eixos, que possibilitam dois adultos e uma criança com folgas para viajar no banco traseiro.

Tem ainda um porta-malas amplo, de 460 litros. Já o motor 1.6 16V não vai te emprestar qualquer emoção, mas vai garantir um desempenho suficiente para a cidade ou estrada. A posição de dirigir é que não agrada, assim como o isolamento acústico. A rigidez da carroceria também poderia ser melhor.

Itens de série: airbag duplo, freios com ABS, câmera de ré, Isofix, ar-condicionado automático, trio elétrico, multimídia com CD e DVD player, GPS, USB e Bluetooth, encosto traseiro rebatível, ajuste de altura do banco do motorista e do volante multifuncional, desembaçador do vidro traseiro, alarme, faróis de neblina e rodas de liga leve aro 16”.

Fiat Uno

  • Ano: 2016
  • Versão: Sporting
  • Motor: 1.4 8V de 88/85 cv e 12,5/12,4 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Atenção: motor de arranque, vazamento de óleo e superaquecimento do motor

Fiat Uno é um carro popular bem honesto até R$ 50 mil. Tem posição de dirigir alta e ergonômica e um motor 1.4 que é o suficiente para você transitar pela selva urbana. Esse propulsor da linha Fire também tem fama de mecânica simples e facilidade em encontrar peças.

A opção Sporting ainda tem uns apliques estéticos legais, mas os equipamentos bacanas eram opcionais. E não espere esportividade de fato no desempenho, tampouco fartura de espaço interno. O Uno também peca no acabamento e volume no porta-malas. 

Itens de série: airbag duplo, freios com ABS, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricos, encosto traseiro rebatível, ajuste de altura do banco do motorista, desembaçador, lavador e limpador do vidro traseiro, faróis de neblina e rodas de liga leve aro 14”.

Volkswagen Gol

  • Ano: 2017
  • Versão: Comfortline
  • Motor: 1.6 8V de 104/101 cv e 15,6/15,4 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Atenção: falhas nas acelerações, infiltrações na cabine e desgaste prematuro da embreagem

A velha majestade e o carro de maior sucesso da indústria nacional é sempre uma ótima opção de veículo popular até R$ 50 mil. Robusto, o Gol é pau para toda a obra e tem conjunto mecânico famoso pela manutenção barata e com componentes fáceis de encontrar no mercado de reposição.

O velho motor quatro-cilindros EA 111 é defasado, mas simples de mexer, fora que oferece um bom desempenho, com arrancadas espertas e bastante força em baixos giros. No mais, o Gol peca na posição ruim de dirigir, espaço interno e acabamento simples.

Itens de série: airbag duplo, freios com ABS, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricos, som com CD player, USB, Bluetooth e cartão de memória, encosto traseiro rebatível, ajuste de altura do banco do motorista, desembaçador, lavador e limpador do vidro traseiro e faróis de neblina.

Toyota Etios Sedan

  • Ano: 2015
  • Versão: Platinum
  • Motor: 1.5 16V de 96/92 cv e 13,9 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Atenção: embreagem com desgaste prematuro, vedação ruim da cabine e dificuldades em fechar o porta-malas

Quem vê cara, não vê coração, então não repare muito no desenho controverso do Etios e foque em suas qualidades mecânicas. O modelo carrega um motor 1.5 com desempenho regular, bom torque em baixas rotações e pouco consumo de combustível. Fora isso, ainda traz a reputação mecânica e do pós-venda da Toyota.

O espaço interno também é superior aos demais sedãs da categoria, e o porta-malas é descomunal, com seus 560 litros. O acabamento, contudo, é ruim e falho, além de ser datado e aparentar simplicidade ao extremo.

Itens de série: airbag duplo, freios com ABS, câmera e sensor de ré, ar-condicionado, trio elétrico, multimídia com CD e DVD player, GPS, TV digital, USB e Bluetooth, bancos de couro, encosto traseiro rebatível, ajuste de altura do banco do motorista e do volante multifuncional, desembaçador do vidro traseiro, faróis de neblina e rodas de liga leve aro 15”.

Ford Ka

  • Ano: 2018
  • Versão: SE Plus
  • Motor: 1.5 16V de 110/105 cv e 14,9/14,6 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Atenção: trepidação nos pedais dos freios, motor de arranque e desgaste da embreagem

Sugestão de carro mais novo entre os populares até R$ 50 mil. Com suas dimensões enxutas e bom acerto dinâmico, o Ka é um automóvel bom para o uso urbano. Mas o motor 1.5 também o credencia a pegar a rodovia. Apesar de ainda ser o da família Sigma (o Dragon veio em 2019), tem boa performance em médios e altos giros.

A posição de dirigir agrada. E sobre o fato de a Ford ter cantado para subir e o carro ter saído de linha, o Ka vendeu muito e tem boa liquidez e facilidade de manutenção. O espaço interno é um dos menores na categoria de hatches compactos. Também não se empolgue com o acabamento interno.

Itens de série: airbag duplo, freios com ABS, Isofix, assistente de chamada de emergência, ar-condicionado, trio elétrico, som com CD player, USB, Bluetooth, encosto traseiro rebatível e bipartido, ajuste de altura do banco do motorista e do volante multifuncional e desembaçador, lavador e limpador do vidro traseiro.

Peugeot 208

  • Ano: 2017
  • Versão: Active Pack
  • Motor: 1.2 12V de 90/84 cv e 13/12,2 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Atenção: trepidações e ruídos no câmbio, folgas na direção e desgaste dos discos e pastilhas de freios

A geração passada do 208 continua estilosa e um carro gostoso de dirigir entre os populares até R$ 50 mil. O compacto tem direção justinha e carrega o motor 1.2 Puretech três-cilindros, o que tornou o compacto o automóvel mais econômico do país nos seus tempos.

O acabamento da marca francesa também agrada, assim como o conforto no rodar e a lista de itens de série. O acerto da suspensão não é dos melhores, assim como os engates do câmbio. Os espaços interno e do porta-malas são os que se esperam em um hatch compacto.

Itens de série: quatro airbags, freios com ABS, Isofix, repetidores de setas nos espelhos, ar-condicionado automático dual zone, trio elétrico, multimídia com espelhamento de celular, USB e Bluetooth, encosto traseiro rebatível, ajuste de altura do banco do motorista., ajustes de altura e de profundidade do volante multifuncional, desembaçador, lavador e limpador do vidro traseiro, faróis e lanternas de neblina, alarme e rodas de liga leve aro 15”.

Renault Logan

  • Ano: 2018
  • Versão: Expression
  • Motor: 1.6 16V de 118/115 cv e 16 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Atenção: direção assistida pesada, motor de arranque e dificuldade no engate das marchas

O sedã que inaugurou a era dos compactos com tamanho de médio continua tendo no espaço seu melhor argumento. Acomoda bem cinco passageiros e ainda oferece um porta-malas de 510 litros. 

A remodelação veio em 2019, mas o Logan já traz o motor 1.6 SCe, mais econômico, de rodar mais suave e com boas arrancadas. O acabamento interno e a posição de dirigir, porém, ainda são pontos negativos no sedã da Renault. 

Itens de série: airbag duplo, freios com ABS, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricos, som com CD player, USB, Bluetooth, encosto traseiro rebatível, ajuste de altura do banco do motorista e do volante multifuncional, start/stop do motor, capô sustentado por amortecedores, alarme e desembaçador do vidro traseiro.

Fonte: www.autossegredos.com.br

 
 
 
 
 
 

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