BMW acelera produção no Brasil e diz que fábrica em Santa Catarina pode produzir elétricos

Depois do anúncio da Mercedes-Benz de encerrar a produção de carros de passeio no Brasil, questiona-se se suas concorrentes farão o mesmo caminho. Entretanto, conforme reportagem do Valor Econômico, a BMW, que produz em Santa Catarina, manterá sua fábrica por ser “flexível”, permitindo produzir carros elétricos.

Um dos motivos informados pela Mercedes-Benz para encerrar a sua fábrica em Iracemápolis (SP) foi a impossibilidade de produzir os futuros modelos elétricos da montadora, algo que não ocorre com a unidade da BMW, que pode produzir tanto modelos a combustão quanto elétricos na mesma linha.

A BMW produz em Araquari o BMW Série 3 e os SUV´s X1, X3 e X4. A marca está acelerando a produção no Brasil em face do aumento de demanda por seus modelos observado nas últimas semanas.

A Audi também ameaça encerrar a produção no Brasil pelo não pagamento de créditos de IPI que o governo deve à Audi, BMW, Mercedes e Land Rover. A BMW tem créditos também, mas não está preocupada com isso, pois os valores não são “expressivos”, segundo o principal executivo da marca, Aksel Krieger.

A BMW também não vê problemas com a alta do dólar (que encarece componentes importados) – outra reclamação recorrente de executivos. Segundo a BMW, a alta do dólar é compensada pela queda nos juros.

No caso dos modelos elétricos, a BMW oferta esse tipo de carro no Brasil desde 2014. Em 2020, dos 10,9 mil veículos vendidos, 776 foram híbridos ou 100% elétricos.

Fonte: car.blog.br

 
 
 
 
 
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *