Marca alemã ressalta a evolução nas estrada passando pelo L 312 ao moderno Novo Actros
Em celebração aos 65 anos desde que iniciou suas atividades industriais no Brasil, a Mercedes-Benz ressalta suas inovações que iniciaram com o lançamento do L 312, conhecido como “Torpedo”, até a chegada do novo Actros conhecido por sua enorme tecnologia embarcada.
Hoje, a Mercedes-Benz tem o maior portfólio do segmento sendo representada pelas famílias Accelo (das categorias de leves e médios), Atego (médios e semipesados), Axor e Novo Actros (extrapesados). A esta linha, somam-se ainda, para transporte de cargas, os furgões Sprinter e o Sprinter Truck, da categoria de Large Vans do segmento de veículos comerciais leves.
Segundo a MB, ao longo de sua história ela sempre trouxe ao mercado grandes novidades e inovadoras tecnologias de dirigibilidade, conforto e segurança, como o primeiro caminhão que freia sozinho e o primeiro modelo autônomo a entrar em uma operação regular.
Além de ser o primeiro caminhão produzido no Brasil, o L312, de 1956 também foi o primeiro movido a diesel (conceito trazido ao Brasil pela própria marca) e o primeiro a apresentar o motor com gerenciamento eletrônico (em 1998), introduzindo tecnologias que pudessem trazer a melhor relação custo e benefício para o transportador.
A marca também foi o primeiro fabricante de modelos comerciais a trazer para sua estratégia o conceito 4.0 de produção, veículos e serviços, representado pelo inovador Novo Actros, o caminhão mais inteligente, eficiente, digital, conectado e seguro do Brasil.
Emissões
Com a introdução do motor a diesel no Brasil, a Mercedes-Benz também é referência na evolução da sua compatibilidade ambiental. O L 1111 de 1964, por exemplo, um caminhão para 11 toneladas de PBT, emitia cerca de 15 kg de CO2 por tonelada de carga líquida transportada a cada 100 km. Com o Novo Actros para 74 toneladas de PBTC esse índice é de 3 kg de CO2 por tonelada transportada, ou seja, a emissão foi reduzida em cinco vezes ao longo dessas décadas e segue em constante evolução.
O Novo Actros também coloca em evidência os ganhos de economia para os transportadores. Com base em sua eficiência e na soma de seus recursos tecnológicos é possível alcançar a redução de 12% no consumo de combustível em relação ao Actros anterior.
Tecnológicos
A evolução tecnológica melhorou a vida a bordo. Hoje, os painéis dos veículos trazem diversas informações que ajudam a obter o melhor desempenho e eficiência. Piloto automático, computador de bordo e elementos como a faixa verde de rotação no painel contribuem para maior economia.
O Novo Actros elevou o patamar de tecnologia desses comandos e inovou com painéis digitais por touch, conectividade, espelhamento de celular e carregamento de celular por indução, otimizando a comunicação do motorista com a empresa de transporte, a operação logística e o cliente final, além de facilitar seus contatos pessoais e familiares. Modernos sistemas de ar condicionado ou de climatização, bancos mais confortáveis, com a opção de banco pneumático, também estão presentes nos extrapesados e em outros modelos do portfólio.
Segurança
A segurança também teve atenção especial da MB no Brasil. O fabricante foi o primeiro a introduzir freios ABS (em 1981), o exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake (1993) e freios a disco (1998), além de diversos outros sistemas. Atualmente, em todas as linhas de caminhões, além de Top Brake e ABS, estão disponíveis tecnologias como ASR e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), além de retarder opcional para o Axor e o Novo Actros.
Já o Novo Actros trouxe para o Brasil inéditas tecnologias de segurança ativa que evitam acidentes e protegem vidas: a 5ª e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade, ESP. A esses sistemas somam-se itens exclusivos já disponíveis anteriormente, como Controle de Proximidade, Assistente de Faixa de Rolagem, faróis e limpadores de para-brisa automáticos, fazendo do Novo Actros o caminhão mais seguro do Brasil.
Direção autônoma
O extrapesado Axor 3131 é o primeiro caminhão Mercedes-Benz com direção autônoma a ser utilizado numa operação diária regular no Brasil. Fruto de uma parceria exclusiva com a Grunner, empresa de tecnologia para o campo, esse modelo fora de estrada opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar. Dessa parceria surgiu também o Atego 2730 com direção autônoma, ampliando a oferta de produtos para os clientes.
Fatos marcantes na vanguarda tecnológica
Ano | Modelo | Destaque |
1956 | L 312 | 1º caminhão fabricado no Brasil, o “Torpedo” |
1958 | L 321 | 1º “cara chata” da marca |
1960 | LA 321 | 1º com tração total 4×4 |
1964 | L 1111 | “Bicudo”, clássica cabina arredondada |
1967 | LP 1520 | Novo modelo com cabina avançada |
1970 | L 1113 | Com o L 1111, os caminhões mais vendidos do Brasil em todos os tempos: 240.000 unidades |
1972 | L 608 D | “Mercedinho”, o 1º caminhão leve a diesel do Brasil |
1989 | Linha HPN | Novos médios e semipesados “bicudos” quadrados |
1991 | Linha FPN | Novos médios e semipesados “cara chata” |
1993 | Top Brake | Exclusivo freio-motor adicional |
1996 | 710 e 1620 | Entre os caminhões mais vendidos no Brasil |
1998 | Tecnologia | Pioneirismo: freio a disco para caminhões e motor com gerenciamento eletrônico |
2000 | L 1620 6×2 | O caminhão preferido do caminhoneiro autônomo |
2003 | Accelo | Nova geração de caminhões leves da marca |
2004 | Atego | Nova geração de médios e semipesados |
2005 | Axor | Nova geração de extrapesados on e off-road |
2007 | Actros 8×4 | Lançamento do modelo 4144 8×4 off-road |
2009 | História | 1.000.000 de caminhões vendidos no Brasil |
2010 | Actros | Lançamento dos modelos rodoviários 2646 e 2546 |
2011 | Atron | Nova geração de caminhões “bicudos” |
2015 | Accelo 6×2 | Accelo 1316 6×2 para o segmento de médios |
2018 | Axor 3131 Autônomo | 1° Caminhão autônomo em operação regular no Brasil |
2019 | Novo Actros | O caminhão mais inteligente do Brasil |
Fonte: autossegredos.com.br