Volkswagen anuncia e-Consórcio para parceria produção de caminhões elétricos no Brasil
Como parte do aporte de R$ 1,5 bilhão que serão investidos no Brasil até 2021, a Volkswagen Caminhões e Ônibus lança o e-Consórcio para a produção de caminhões elétricos na fábrica do grupo em Resende (RJ). O projeto inclui desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria desses caminhões.
e-Consórcio
Segundo a Volkswagen Caminhões e Ônibus, o e-Consórcio segue o modelo do Consórcio Modular que é um sistema de produção único no mundo no qual sete fornecedores dividem com a marca a responsabilidade pela montagem dos veículos dentro da fábrica, com aumento da produtividade e dos níveis de qualidade e redução dos custos.
Para essa empreitada, a marca terá a companhia da Siemens, para fornecimento de infraestrutura, carregadores e energia para clientes, CATL e Moura, para fornecimento, gerenciamento, distribuição e manutenção de baterias e das empresas Bosch, WEG e Semcon, para desenvolvimento e fornecimento de componentes.
Negociação
A VWCO negocia com oito parceiros para o desenvolvimento do ecossistema para a mobilidade elétrica. O e-Consórcio contempla desde o desenvolvimento local de componentes específicos para o veículo elétrico até a infraestrutura necessária para a sua produção, abrangendo ainda todo o ciclo de vida útil dos veículos e o descarte de componentes como a bateria após o uso.
Novos modelos
Dando segmento aos planos de eletrificação, a VWCO anuncia a chegada do caminhão-conceito VW e-Delivery de quatro toneladas. Hoje o fabricante já conta com modelos de 11 e 14 toneladas.