Iveco cede um Daily City 30S13 para avaliação pelo Autos Segredos. Modelo pode ser guiado com carteira de habilitação na categoria “B”. Ágil, sua condução requer atenção dos motoristas
Desde 2003, quando comecei a atuar no jornalismo automotivo tive a oportunidade guiar vários carros dos populares aos luxuosos, passando ainda pelas picapes e esportivos. Porém, nunca tinha avaliado um modelo comercial do porte de um caminhão leve. A Iveco nos cedeu um Daily City 30S13 que pode ser guiado por condutores com carteira de habilitação na categoria “B”.
No meio automotivo, a família acaba inserida nas avaliações já que a rotina não muda por conta do modelo avaliado. Morando perto da escola do meu filho mais velho, sempre opto por ir a pé para não tumultuar ainda mais a entrada dos alunos. Porém, o Daily City 30S13 chamou tanto a atenção do João Pedro, que ele quis ir para escola mais cedo e voltar mais tarde só para andar de “caminhão”.
Na uso
Na prática, o proprietário do Daily City 30S13 pode levar o filho na escola, ir ao banco nos intervalos de uma entrega. Feito sob medida para entregas em centros urbanos, a versão chassi avaliada estava equipada com baú.
Manobras
Aproveitamos e fizemos um carreto no transporte de material de pintura. Andaimes, tabuas e latas de tinta foram armazenados sem problemas. O local para buscar era uma rua estreita, mas, o bom diâmetro de giro do Daily City 30S13 facilitou bem as manobras. Os grandes retrovisores também são bons companheiros de trabalho ao estacionar. Mas, o VUC fica devendo um aviso sonoro ao engatar a ré para alertar pedestres que possam estar nos pontos cegos do baú.
A boa área envidraçada da cabine proporciona visibilidade excelente. Os marinheiros de primeira viagem devem ficar atentos e devem sempre usar os retrovisores laterais quando forem mudar de faixa, já que o central perde sua função com o baú.
Andando
Dirigir o Daily City 30S13 é como guiar uma picape média, porém, em posição mais elevada. A sensação é a mesma do condutor de carro pequeno ao passar para o SUV. Do alto da cabine, o motorista tem maior visão de todo o trânsito em sua volta o que facilita a vida para guiar nos conturbados trânsitos das capitais brasileiras. Apesar das dimensões avantajadas o modelo se mostra ágil no trânsito.
Em nossas andanças com o Daily City 30S13, pegamos também trechos rodoviários. O modelo anda rápido e tem boas retomadas de marcha. O motor responde rápido mesmo em baixas rotações, basta um toque no acelerador para o VUC responder rápido graças ao bom torque do motor, cuja força máxima fica entre 1.800 rpm e 2.500 rpm.
Cuidados
Apesar de toda a facilidade para dirigir o City 30S13, os condutores novatos devem ter certos cuidados. O VUC anda rápido, mas, não dá para esquecer que está guiando um modelo de 3.500 quilos, quando carregado. Assim, deve-se tomar cuidado para não entusiasmar, afinal, levará mais tempo para parar em situações de emergência.
Ergonomia
Com a suspensão mais baixa, o acesso a cabine é fácil e até o mesmo o João Pedro com seus 8 anos entrou facilmente no Daily City 30S13. Para dirigir, o condutor não encontra dificuldades para se acomodar. Os comandos estão ao alcance das mãos do motorista. A alavanca do câmbio em posição elevada é uma aliada para diminuir o esforço nas muitas trocas de marcha do trânsito urbano.
Há porta-objetos nos painéis de porta e painel central. Na fata de um porta prancheta, a tampa do porta-luvas aberta cumpre a função.
Conforto
O Daily City 30S13 fica devendo em itens de conforto. O principal é a direção com assistência hidráulica. O VUC ainda conta com preparação para som, piloto automático e ventilação forçada com aquecimento. Porém, ar-condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores com ajustes elétricos são opcionais.
Na unidade avaliada, eles estavam presentes. O ar-condicionado cumpre bem o seu papel e resfria rapidamente a cabine. Para um veículo de entrega os vidros elétricos facilitam a vida do condutor, afinal, sempre há paradas para pedir informações ou mesmo para ter acesso a sede de empresas.
Acabamento
Considerando que o Daily City 30S13 é veículo voltado para o trabalho, o acabamento dele está de acordo com sua função. Os materiais de acabamento são condizentes com a proposta e não há tantas falhas de acabamento. Em dias chuvosos, o material sintético que reveste o assoalho da cabine facilita sua limpeza e impede os odores que um carpete molhado exalaria.
Custo de manutenção
Além da redução de custos na produção do Daily City 30S13 por conta de chassis mais leves e outras modificações em relação ao 35S14. A grande sacada é uso do motor 2.3 que tem custo de manutenção bem mais baixo em relação ao propulsor 3.0 que equipa o 35S14 que é biturbo. O 2.3 do Daily City 30S13 é o mesmo usado pelo Fiat Ducato, com adequações para a Iveco. Assim, o usuário do VUC tem maior acesso a peças.
Ficha técnica Daily City 30S13
» MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, a diesel, sobrealimentado com turbocompressor, 2.300 cm³ de cilindrada, 130 cv de potência máxima a 3.600 rpm, 32,6 kgfm de torque máximo entre 1.800 rpm a 2.500 rpm
» TRANSMISSÃO
Câmbio manual de seis marchas, tração traseira – eixo de simples redução
» ACELERAÇÃO ATÉ 100 km/h (dado de fábrica)
N .D. *
»VELOCIDADE MÁXIMA (dado de fábrica)
146 km/h (limitada eletronicamente a 128 km/h)
» DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira com acionamento hidráulico
» FREIOS
Acionamento hidráulico de duplo circuito, servo-assistido / Disco ventilado nas rodas dianteiras e disco sólido nas rodas traseiras / ABS + EBD.
» SUSPENSÃO
Dianteira – tipo Suspensão independente do tipo duplo A, com mola transversal parabólica. Traseira – Mola parabólica assimétrica.
» RODAS E PNEUS
Rodas de aço / 6,5” x 16” / rodagem simples traseira, pneus 205/75 R16
» DIMENSÕES
Comprimento, 6,077 metros; largura, 2,50 m; altura, 3,75 m; distância entre-eixos, 2,24 m; altura em relação ao solo; peso, 3.500 quilos
» CAPACIDADES
Tanque de combustível: 70 litros; carga útil (passageiros e carga), 3.500 quilos
Fonte: autossegredos.com.br