Procurando um carro?

Confirmado: Nova picape Fiat será derivada do Mobi

A nova picape Fiat terá identidade visual do Mobi
Nova picape Fiat

Em junho de 2017, acertamos de primeira que a nova picape Fiat seria derivada do Mobi. Porém, fontes oficiais tentaram desviar a nossa atenção, dizendo que a picape usava apenas “mulas” do subcompacto. Mas, como sempre nossos amigos não nos deixam na mão e confirmam que a picape terá muito do Mobi.

Alteração

A única mudança do Projeto 2810 (ex-X1P) é em relação ao tamanho. Se antes, a picape Mobi iria atuar em segmento abaixo da veterana Strada, agora ela será maior ao ponto de substituir a irmã mais velha.

Projeto 2810

Visual

A dianteira manterá faróis e capô do Mobi. A porta dianteira também será a do subcompacto. Aliás, quem já viu o modelo, diz que a picape é misto de Mobi com Toro. Alguns dos nossos amigos dizem que ele será quase uma mini-Toro.

Nova picape Fiat

Protótipos

O protótipo da nova picape Fiat flagrado por nossa reportagem em 14 de dezembro já usa a carroceria definitiva. Nota-se claramente que as portas dianteiras são do mobi, assim como o capô e faróis.

Picape Fiat

Tamanho

Derivada do Projeto 2810, a nova picape Fiat será maior que a Strada, porém, não tão grande para não brigar com a Toro. A versão cabine dupla é bem comprida para abrigar as duas portas extras. Já a opção cabine simples terá a caçamba bem grande e deverá ter a maior capacidade da categoria.

Estreia

A estreia da Nova picape Fiat está prevista para o primeiro trimestre de 2020. O Start Of Production (SOP) está marcado para janeiro de 2020. As unidades VP (verifica processo) serão montadas a partir de julho de 2019.

Nova picape Fiat

 

Motor

A nova picape Fiat terá motores 1.3 Firefly e 1.4 Fire EVO.

O motor 1.3 Firefly rende 101 cv e 13,7 kgfm (gasolina) e 109 cv e 14,2 kgfm (etanol). O câmbio será o manual de cinco velocidades. O câmbio automático de seis velocidades é cotado para ser usado nas versões mais caras.

Nova picape Fiat

O propulsor 1.4 Fire EVO rende 85 cv de potência máxima e torque de 12,4 kgfm quando abastecido com gasolina e 88 cv e torque de 12,5 kgfm com etanol no tanque. Já o câmbio é sempre o manual de cinco velocidades.

Cabines

A nova picape Fiat terá versões cabine simples e dupla. Sem a opção da versão de cabine estendida, a marca adotará o conceito Max Cab como a Chevrolet Montana. A versão de cabine simples terá um pequeno espaço atrás dos bancos dianteiros com direito a um vidro espia na coluna “B”.  Já a versão cabine dupla da Fiat 2810 contará com quatro portas e será homologada para levar cinco ocupantes.

Frankenstein

A Fiat 2810 será um modelo híbrido, na parte dianteira a suspensão tem a mesma travessa do Argo, porém, os braços são novos e reforçados. Já a suspensão traseira será a mesma da atual Strada. Em termos de plataforma a nova picape terá à frente do Mobi (plataforma 327) e a traseira da Fiorino.

Fonte: autossegredos.com.br